Gestão de Redes Sociais. Por que sua empresa deve começar já

Gestão de Redes Sociais. Por que sua empresa deve começar já

Ao pensar em Gestão de Redes Sociais, muitas pessoas acreditam que redes sociais e mídias sociais são a mesma coisa, mas não é verdade.
Mídia social é o uso de tecnologias para tornar interativo o diálogo entre pessoas.
Já rede social é uma estrutura social formada por pessoas que compartilham interesses similares.
Pode-se dizer que redes sociais são uma categoria das mídias sociais.
Então vamos caprichar na definição de Mídias Sociais.
A mídia social é o coletivo dos canais de comunicação on-line dedicados a insumos, interações, compartilhamento de conteúdo e colaboração baseados na comunidade.
Considerado um dos canais mais importantes para que as empresas consigam ter alto índice de percepção da marca no mercado e interagir com os seus clientes.
Atualmente as principais redes sociais utilizadas nesta plataforma são: Facebook, Twitter, Google Negocio, LinkedIn e Instagram.
As mídias sociais tem se tornado parte integrante da vida on-line das pessoas e continuam se proliferando em forma de aplicativos sociais.
Nos negócios, as mídias sociais são usadas para comercializar produtos, promover marcas, se conectar a clientes atuais e promover novos negócios.

A Gestão de Redes Sociais ajudam uma empresa a aumentar a exposição da marca e ampliar o alcance do cliente.


O objetivo é geralmente criar conteúdo convincente o suficiente para que os usuários o compartilhem com suas redes sociais ampliando o alcance de sua marca.
Cada dia que passa mais pessoas começam a interagir via as redes sociais e acabam passando mais tempo nestes aplicativos.
Segundo a Nielsen, os usuários da Internet continuam a passar mais tempo em sites de redes sociais do que em qualquer outro tipo de site.
A pesquisa Digital in 2017, realizada pelo We Are Social, indica que no Brasil, 58% da população acessa as redes sociais ao menos uma vez por mês.
Outro dado interessante é que o Brasil foi apontado como o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais.
A média diária de uso das redes por usuário é de 3h43min, o que deixa o país atrás apenas da Filipinas, que possui a média de 4h17min.
Na internet, as redes sociais têm suscitado discussões de toda sorte.
Servem como meio de convocação para manifestações públicas em protestos.
Estas redes sociais criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes.
Abrindo caminhos para interação e anúncios de produtos ou serviços.
Todo este contexto se mostra ser uma grande oportunidade para quem sabe usar as mídias sociais.

Por que sua empresa deve se preocupar com Gestão de Redes Sociais?


As mídias sociais são um excelente canal para sua empresa saber o que as pessoas estão pensando sobre a sua marca.
Elas servem de termômetro para você entender se um produto ou serviço agradou mais ou menos.
Aproveitando a interação das redes sociais, sua empresa pode se comunicar com seus públicos.
Agradecendo elogios, encaminhando reclamações e criando assim um relacionamento.
Isso é muito valioso para quem quer construir um bom posicionamento digital.
Ser presente digitalmente é uma ótima oportunidade para compreender melhor o comportamento dos seus públicos.
Os relatórios que a maioria das redes oferecem é possível entender qual dados referentes a segmentação do público que interagem com sua empresa.
Tudo isso vai lhe fornecendo informações para traçar um perfil dos seus fãs.
A partir daí você pode investir em ações que sabe que terão mais audiência para eles.
Funcionando em rede, em que muitas pessoas estão conectadas a outras, as mídias sociais têm capacidade de criar um engajamento entre os públicos.

Por meio de criação conteúdo de qualidade e um trabalho de relacionamento intensivo com os consumidores sua empresa pode começar a ter fãs da marca.


Esses usuários, além de serem influenciadores extremamente positivos, se tornam porta-vozes do seu negócio.
Disseminando suas ações e sendo agentes a favor da marca.
O consumidor percebe que uma marca produz constantemente conteúdos interessantes sobre o seu segmento.
A partir disso vai começar a enxergá-la como alguém com autoridade sobre determinados temas e assim a marca vira referência de conteúdo.
Mas tem um ponto relevante a considerar. As mídias sociais não são gratuitas.
É verdade que os custos da gestão de uma estratégia de mídia social são significativamente mais baixos do que a contratação de uma campanha na mídia tradicional.
Mas eles existem.
Se a estratégia de mídias sociais não forem bem conduzidas, as chances do “tiro sair pela culatra” é gigante.
Podendo, em vez de atrair fãs, transformar sua audiência em detratores de sua empresa.
Como sempre recomendamos aqui, a contratação de uma empresa especializada é sempre bem vinda.

Conclusão


Sua empresa já se conscientizou da importância de manter perfis em mídias sociais para uma estratégia na internet?
Já possui fanpage e perfis, com fotos e conteúdo para se manter em contato com seus consumidores?
Se sua resposta é sim, parabéns! Que continue assim.
Agora se a resposta é não, está na hora de se preocupar com isso.
Infelizmente ainda existem muitas empresas que não dão a devida atenção a esta fabulosa ferramenta de marketing digital.
Outras empresas embora tenham algumas ações de mídias sociais, não tem um profissional especialista no assunto para o desenvolvimento do conteúdo.
Sendo assim, cabe um alerta. Não comece estratégias se você não dará conta do trabalho.

Muita gente acha que é fácil, que qualquer pessoa pode fazer a Gestão de Redes Sociais da empresa, mas não é nada disso.


Essa escolha exige atenção, dedicação, seleção criteriosa dos materiais que serão publicados.
Pessoas capacitadas para desenvolverem essas atividades.
Por isso, se for para manter uma página desatualizada, com conteúdo ruim ou cheia de erros é melhor ficar fora das mídias sociais.
Vai ser ruim, mas é menos prejudicial do que uma impressão de desleixo e falta de comprometimento aliada à sua marca.
Por outro lado, se sua empresa procura desenvolver ações interessantes nas mídias sociais.
Verá que a chance de ter resultados positivos é bem grande.
Crie uma presença digital de qualidade por meio das redes sociais utilizando serviços profissionais.
Se optou por ter esses canais, é interessante publicar conteúdos relevantes para o seu público.
Ele vai lhe agradecer e, de quebra, fará propaganda gratuita para a sua empresa.


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