Site Responsivo X Site Mobile

O site de sua empresa já está preparado para a navegação mobile?
Todas as informações, interações e funções podem ser facilmente acessadas por smartphones e tablets? Nunca foi tão importante se perguntar isso. Por quê? Simples, cresce a todo o momento o número de visitas a websites através de dispositivos móveis. Os jovens de hoje em dia nem sequer mais abrem seus “pesados” ultrabooks a não ser que tenham que fazer algum trabalho para a faculdade, ou algum projeto mais elaborado. E daqui pra frente este será o modelo padrão.
Dependendo de como é a estrutura do seu site, há dois caminhos que podem ser seguidos para que seu site renderize de maneira correta em dispositivos móveis: site mobile e site responsivo. O objetivo de ambas soluções é o mesmo, mas é importante entender quais são as suas diferenças na hora de decidir qual caminho seguir. Para te ajudar nessa caminhada, baixe o ebook ‘O passo a passo para desenvolver um site de sucesso’ e alcance cada vez mais visitantes para o seu novo site.
Se você não sabe se o site de sua empresa é ou não mobile friendly, o Google possui uma ferramenta para que você possa fazer esta verificação. Faça o teste e converse com sua equipe de consultoria ou desenvolvimento para saber se, de fato, está tudo correto.
Criar um site mobile significa possuir um site “totalmente” diferente, com linhas de código, imagens, e estrutura feitas pensadas somente para dispositivos móveis. Esta foi a primeira solução criada por grandes empresas que perceberam a importância deste tipo de acesso. Quem utiliza site mobile geralmente cria um subdomínio ao qual os usuários são redirecionados na hora que acessar através de celulares ou tablets.
Vantagens do site mobile: apesar de ter perdido espaço para os sites responsivos, os sites mobile possuem algumas vantagens e ainda são a principal escolha de grandes empresas. Primeiramente, por ser essencialmente desenvolvido para dispositivos móveis, este tipo de site pode permitir uma melhor experiência de usuário e maiores taxas de conversão. Em segundo lugar, o custo de criação de um site mobile pode ser inferior a uma readaptação do site atual para ser responsivo. Por fim, os sites mobiles tendem a ser mais rápidos do que os responsivos, pois há menos códigos e informações a serem trabalhadas.
Por sua vez, o site responsivo é um único site que, com layout e imagens flexíveis, se adequa ao tamanho de tela do dispositivo pelo qual está sendo acessado, mostrando ou não informações de acordo com informações como tamanho de tela, tipo de navegador ou de aparelho. Assim sendo, o desenvolvimento ocorre em um único ambiente e estrutura.